Em observância ao Dezembro Vermelho, dedicado à conscientização e prevenção ao HIV, a Prefeitura de São Bernardo amplia as ações de testagem para o vírus causador da AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por meio da iniciativa “Fique Sabendo”. Neste sábado (2/11), a ação será realizada na Praça da Matriz Prefeito Antônio Tito Costa (Rua Marechal Deodoro), oferecendo atendimento gratuito para toda a população das 10h às 15h.
Além da atividade na Praça da Matriz, a equipe do programa municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis promove a campanha anual “Fique Sabendo” na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Baeta Neves), estendendo-se até o dia 7 de dezembro. A programação inclui a realização de testes rápidos para detecção dessas doenças, distribuição de preservativos externos, orientações sobre as formas reais de transmissão e uma caixa de perguntas anônimas, cujas respostas serão fornecidas pelos profissionais de saúde no mural da unidade.
O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, destaca que a campanha reforça o direito de todas as pessoas diagnosticadas com HIV de iniciar imediatamente o tratamento com antirretrovirais. “Com a detecção precoce, a pessoa pode iniciar o tratamento, preservando seu sistema imunológico. Esses medicamentos impedem a multiplicação do vírus dentro das células, evitando a queda da imunidade e o desenvolvimento da AIDS”, explicou.
Além das ações específicas para o Dezembro Vermelho, São Bernardo mantém atendimento diário aos portadores do vírus HIV e Hepatites Virais (HV) na Policlínica Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, por meio de uma equipe multiprofissional composta por infectologista, psiquiatra, hepatologista, ginecologista, assistente social, dentista, enfermeiro, psicólogo, fonoaudióloga, nutricionista e orientadores.